Kintoun Blog 2.0

Blog que reune informaçãoes sobre a fantástica série Dragon Ball

Kaioken em Super Sayajin: Por que não?

Kaioken em Super Sayajin: Por que não?

O Kaioken, a técnica ensinada por Kaio-Sama somente a Goku, permite que o poder seja aumentado no número de vezes que a resistência do corpo permitir. Antes de alcançar o Super Sayajin, Goku consegui utilizar o Kaioken multiplicado por 20, para lutar contra Frieza. Depois da transformação, Goku não utilizou mais o Kaioken. Isso não faz muito sentido, pois, multiplicando o poder por centenas de vezes (já que o SSJ deixa o corpo mais resistente) o poder, ele poderia lutar contra o Cell perfeito e ganhar, enfrentar Buu e ganhar. Resumindo, usar o Kaioken é útil, por que não usar?

Técnica útil, por que não usar?

Técnica útil, por que não usar?

Uma hipótese provavel é que Akira cansou da técnica, notou que quando Goku aguentasse o Kaioken quinhentos e tantos durante o Super Sayajin, não haveria um inimigo a altura, e a série perderia muito público, culpa da técnica. Também há uma possibilidade, não tão plausível, de que o Super Sayajin reduzisse ou até anulasse o efeito da técnica se não usado em níveis extremos, superiores aos milhões de vezes, pois o Kaioken consideraria o poder base. Faz sentido até, mas não se pode considerar isso como um fato, é mera especulação baseado em alguns poucos fatos.

O Super Sayajin e o Kaioken, um sumiu e o outro apareceu.

O Super Sayajin e o Kaioken, um sumiu e o outro apareceu.

Essa realmente é uma questão abordada quando o assunto é Dragon Ball. Se ela durou tanto tempo assim, não se pode determinar de certeza. O que resta é simplesmente especular. Minha opinião é de que Akira previu que a série seria uma desgraça se o Kaioken prosseguissena série. O Kaioken não pode viver em harmonia com o Super Sayajin, ao menos é essa a impressão que eu tenho. Mas, como já ficou claro, isso depende muito da opinião, então, o que você acha?

37 Respostas para “Kaioken em Super Sayajin: Por que não?

  1. son ω 4 de janeiro de 2010 às 20:13

    Finger, sobre o que Akira decidiu sobre o kaio-ken + ssj num sei, mas houve uma ocasiao em especial que derruba metade do que foi escrito ai. No episódio 199, na luta contra o Paikunhan, vemos o inédito do “Super Kaioh-ken”, o kaioh-ken utilizado com o super saiyajin. É um filler e por isso poucos conhecem.

    no mais, continue assim!

    • Finger Sweat 4 de janeiro de 2010 às 21:09

      É um filler, como você mesmo disse, e essa saga inteira (torneio do outro mundo) deve ser desconsiderada. Mas é uma opinião interessante, vi muito pouco dessa saga e não sabia desse Super Kaioken. Essas informações do post, exceto as imagem, foram tiradas do mangá, que não tem fillers, e, portanto, o Super Kaioken.

    • tidinho brito 7 de janeiro de 2015 às 23:55

      Sim você estar certo mais por o Kaioken degasta o Goku imagine em Super Sayajin q aumenta em 50 vezes e o desgaste do Kaioken só o Kaioken o Goku fica todo fudido ele quase morre só que como ele já estava morto não tinha perigo ou seja se eu fosse o Goku eu treinava morto em SuperKaioken3 seria um desgaste mais ele treinaria sua rezistencia sem perigo de morrer

  2. Didukun 22 de janeiro de 2010 às 11:47

    E o pior é que no Filler, usaram errado o Kaio-Ken, porque, ele não da um quantidadizinha de poder, ele multiplica (literalmente) seu poder!

  3. Papayaman 23 de janeiro de 2010 às 12:48

    Olá a todos, acredito que o kaiohken combinado com a transformação de SSJ gasta muita energia em pouco tempo, serviria apenas para um momento de muito desespero. No episódio em que Goku luta contra o andróide 19 e está doente do coração, Vegeta diz que ao se transformar em SSJ, Goku apenas acabou permitindo que a doença avançasse. Tenho quase certeza que caso Goku não estivesse doente e enfrentasse um dos andróides mais fortes, ou 17 ou 18, como último recurso faria essa combinação arriscada. Goku fez essa combinação também no filme em que enfrenta o Super Andróide 13, porém isso de nada adiantou. O que acho que poderia reforçar minha teoria é que Goku estava morto quando lutou contra Paikuhan e não corria o risco de morrer novamente, então arriscou tudo naquele momento já que o máximo que poderia acontecer é perder a luta. Outra coisa para comparar é a luta de Goku contra Majin Boo gordo e a luta contra Kid Boo, na primeira, Goku continuou lutando com todas as forças e não se cansou (só diminuiu o tempo de permanência na Terra), mas não pretendia eliminar Boo, como ele mesmo disse mais à frente, já que ele não pertencia mais ao mundo dos vivos, já contra kid Boo, Goku realmente deu o máximo de si para eliminar boo de uma vez, mas como estava vivo e se cansava com a transformação, pouco a pouco foi enfraquecendo e se viu sem saída.

    • Finger Sweat 23 de janeiro de 2010 às 19:20

      Sua explicação é muito boa, creio que é melhor ainda do que as teorias apresentadas em meu post. Só não comprendi como que os exemplos usados, da forma como foram mencionados, explicam a teoria.

      • Anônimo 23 de dezembro de 2017 às 13:56

        Não se uma possoa que já esta morta morre outra vez a alma dela e perdida e ela não pode ser mas vivida nunca então caso o goku morresse era adeus pra ele nunca mas voltaria

  4. Papayaman 23 de janeiro de 2010 às 14:27

    Aproveitando o assunto sobre Paikuhan, notei hoje uma cena muito engraçada no video em que Paikuhan derrota Cell e outros vilões no inferno. Quando Paikuhan derrota todos, faz um redemoinho e joga Cell e a tropa Guinyu em um monte de espinhos gigantes, Hahaha (vejam aos 5:08) e logo na próxima cena, mostra-se a cela em que eles estão sendo trancafiados e se notarmos, todos os membros da tropa Guinyu estão com curativos enormes na região do abdômen, porém, Cell saiu ileso… Será mesmo? Hahaha (reparem que ele está sentado sobre colchões e toalhas, algo muito macio), porque será?
    Vejam o video e tirem suas conclusões!

    • Finger Sweat 23 de janeiro de 2010 às 19:22

      Engraçado realmente, se se regenera mas precisa se sentar sobre toalhas… ora, pra vence-lo era só dar um chutou no traseiro xD

  5. Papayaman 23 de janeiro de 2010 às 14:55

    Estava vendo esse vídeo sobre a primeira aparição de Paikuhan e aos 8:08 aparece um ser da raça Kanaasajin treinando, será que foi o último que foi morto por Bardock e acertou um golpe para amaldiçoá-lo a ter visões do futuro? E na próxima cena aparecem duas criaturas semelhantes as que apareceram no primeiro filme do Brolly, será que eles treinam por desejo de vingança aos seus assassinos Saiyajin?

    • pedpro 3 de novembro de 2011 às 23:05

      o melho lutador é o gonh ela é mais forte que o goku

  6. Papayaman 26 de janeiro de 2010 às 13:23

    Com os exemplos quis mostrar que o kaiohken gastaria muita energia apenas de alguém que estivesse vivo, estando morto, esse gasto seria muito mais lento.

    • Son Gohan 26 de janeiro de 2010 às 15:14

      legal esse videó

    • Finger Sweat 27 de janeiro de 2010 às 20:59

      Deu pra entender um pouco melhor, exceto a parte do vivo/morto xD

  7. Son Gohan 27 de janeiro de 2010 às 22:41

    verdade

  8. Super Gostosão 4 de outubro de 2010 às 22:10

    Creio eu que nao seja incompatibilidade, mas considere que o Kaio-ken é uma tecnica q se baseia no poder base

    nao creio q o kaioken duplique, triplique, quadruplique o poder base, creio q simplesmente o Kaioken da uma quantia de poder a mais, e ele multiplica essa energia bonus, digamos assim

    goku tem pode de 8 mil, usando o kaioken ganha mais 4 mill, fica com 10 mil, kaioken 2x = 8 + 8 = 16 …. kaioken 3x = 8 + 12 = 20 mil, e assim vai

    na saga freeza o poder base de goku aumentou, crio q teria por volta de uns 500 mil, o poder do kaioken podia chegar a uns 100 mil, 100 x 20 = 2 milhoes + 500(poder base) total 2 milhoes e quinhentos

    é a explicaçao mais logica

    nao tem essa de multiplicar o seu poder base, o q ele multiplica é o poder adicional

  9. murilo 29 de maio de 2011 às 23:08

    a minha teoria é que goku aperfeiçoou o kaioken apenas pra almentar mais seu ki sem desgastar seu corpo. lembrem-se que goku não precisa dizer (kayoken) pra usar a técnica, na luta do freeza antes de goku suar o kayoken 20 veses ten shin han comenta com senhor kaio que goku ainda poderia usar o kayoken e senhor kaio diz que ele já esta usando,

    acho que o esperto goku ainda usa o kaioken mais de uma maneira mais natural.

    lembrem se que goku ensina que a transformação do super sayajin todo musculoso é um erro pq deixa lento e faz ficar mais cançado talvez o kaioken só viria atrapalhar já que o ki não é tudo em uma luta. por isso trunks não conseguiu ganhar de cell.

  10. Anônimo 10 de junho de 2011 às 00:59

    acho que o goku ficairia muito forte, ai ficaria sem graça ‘-‘

  11. alan 12 de julho de 2011 às 15:50

    o kaioken foi muito utilizado pelo goku se continua-se ficaria na mesma coisa

  12. Goku :D 24 de agosto de 2011 às 06:36

    Poh, então já que ficam com esse negócio de Filler, então SS3 não existe. Dizem que a saga do Majin boo é filler. ._.

    • Finger Sweat 24 de agosto de 2011 às 22:05

      Da onde tu tirou isso? Rapa, que nada, Majin Buu teve no mangá e tudo xD

  13. Alan Tenorio 13 de setembro de 2011 às 21:29

    Deve-se ser porque, o Super Saiyajin já dá um poder estrondoso ao Goku e o Kaioken também, se fosse usado os dois (dependendo da multiplicação de poder), o corpo de Goku não poder aguentar.

  14. adrian magno oliveira santos 19 de novembro de 2011 às 11:44

    oi sou um grande fã de dragonballZ vi todos os episodios e muito legal tambem vi todas as trasformaçoes de goku é muito maneiro.

  15. gabrielkxcn 14 de janeiro de 2012 às 01:12

    o goku não usa o kaio ken porque ele não aguentaria e morreria

  16. cesarpgblog 20 de janeiro de 2012 às 20:26

    se perceberem, quando o gohan se transforma em SSJ2 na luta contra Cell a massa do corpo dele aumenta com a transformação, isso poderia muito bem acontecer com o SSJ, e como o kaioken também aumenta o poder só que de uma maneira menor que as transformações, pode se considerar que o corpo perderia velocidade e se desgastaria mais rápido (aconteceu quando goku utilizou o kaioken x4 contra Vegeta e o x20 contra o Freeza).

    Se o SSJ por exemplo duplicar o Ki, com o kaioken comum aumentando cerca de 20% do Ki os danos contra o corpo seriam muito maiores, tirando o fato que uma transformação de SSJ cansa(Goku SSJ3 x Kid Buu), aumentar o desgaste do corpo não seria conveniente quando não se tem certeza que poderia derrotar o inimigo com apenas um golpe, tanto que o Kaioken x4 e x20 foram utilizados apensar em um instante de tempo, para aumentar o poder do Kamehameha.

    • yuri 31 de julho de 2012 às 14:03

      da onde tu tiro que o gohan vira ssj2 na luta contra cell? ela apenas desperta seu poder com a raiva, nao vira ssj2 nao fio

  17. Butt Head 18 de abril de 2012 às 09:32

    Errado, quando se transforma em SSJ, o corpo inteiro sofre uma metamorfose, logo, fica mais resistente. A prova disso é que quando Goku se transforma em Super Saiyajin na saga de Freeza, sua resistencia aumentou consideravelmente e os ferimentos quase sumirão ( o Kaioken aumentado 20X desgastou completamente seu corpo e seu Ki ficou muito baixo, oque leva a crer que a transformação elevou todos os seus atributos). Então, se todos os seus atributos (ou quase) foram elevados, não ha oque interfira a utilização do Kaioken.

    O Kaioken é uma técnica que multiplica o Ki bruto (entenda-se poder total) do lutador (não faz sentido alguém fazer seu Ki desaparecer e usar o Kaioken, não é?), por exemplo:

    Goku tinha 5.000 de poder de luta quando chegou para lutar contra Nappa e Vegeta, mas quando se irritou e elevou ao máximo seu Ki, ele subiu pra 8.000, logo, o Kaioken aumentou seu poder para 12.000. (Goku com o Kaioken 3X teve seu poder de luta elevado para 24.000)

    Kaioken: Aumenta em 1/2 o poder de luta final.
    Kaioken 2X: Aumenta em 2X e etc.

    E mesmo que alguma coisa impedisse de usar o Kaioken e o SSJ ao mesmo tempo, o corpo de Goku já estaria bem resistente e poderia suportar um Kaioken aumentado 100X na saga de Boo.

    (

  18. Ryan 17 de junho de 2012 às 11:55

    Kaio-Ken simplesmente fode com o corpo e da uma possibilidade do corpo nao aguentar e Explodir, no outro mundo ele nao tem o seu corpo, so sua alma entao poderia usar livermente, e o Super Saiyajin ja precisa de uma resistencia enorme para ser usado e mantido (eles revertem quando estao cansados) e o Kaio-Ken ataca diretamente essa resistencia fazendo que o super saiyajin e sua energia acabe num piscar de olhos… Goku nao e burro Nao!!

  19. Júlio 8 de julho de 2012 às 13:13

    na minha opiniao o kayoken para ssj nao pode ser usado pois iria consumir de sua energia deixando ele mais fraco, seria igual a luta de goku ssj 3 vs majim bo, sua energia iria diminuindo com o tempo , e teria que usar sua energia de uma vez soh se quizesse ganhar, o kayoken poderia se dizer que eh igual

  20. Johan 3 de agosto de 2012 às 16:36

    Creio eu que isso sobrecarregaria o corpo.. o Kaioken multiplica o poder basal, se for aplicado ao super saiyajin, o estrago seria imenso… o Goku só usou uma vez no super saiyajin, e parece que não foi aumentado nem duas vezes, e só durou poucos segundos… acho que ele sabia que a sobrecarga seria grande demais, ou seja, o dano seria muito grande se utilizado durante toda uma batalha…

  21. matheus fernandes 7 de agosto de 2012 às 21:49

    se o kai ken continuasse a existir na série goku teria dominado o kaioken aumentado 500 vezes, repare que no dragon ball z budokai 3 se você ver uma cena na saga do freeza você percebera na legenda que goku queria treinar o kaioken aumentado 100 vezes

  22. Gabriel 1 de fevereiro de 2013 às 22:07

    Na verdade,goku usou quando ele lutou contra paikuhan no budokai do outro mundo,mas apenas para dar um soco.

  23. juan 13 de abril de 2013 às 22:50

    Pra mim seria uma coisa inútil já que gastaria o ki, e desgastaria o corpo, essa é minha teoria. Pra mim é o mesmo motivo quase que o Gohan Mystic não se transforma em SSJ

  24. emanuewl 15 de junho de 2013 às 20:33

    eu acho que ele nao usa mais a tecnica e por que gasta muita energia e pode ficar pouco tempo

  25. jorge augusto campo maior - piaui. 24 de maio de 2014 às 11:10

    eu acredito que o kaioken como vemos no inicio consome e desgasta o corpo de quem o utiliza,então como o supersaiyajin já eleva o poder a um nivel altissimo, utiliza-lo junto com o kaiken iria gerar 2 problema. 1° que o saiyajin aumentaria seu poder a um nivel que ele não teria como controlar algo como o que o trunks fez quando lutou com cell, e 2° que geraria um desgaste mt grande grande em troca de tanto poder, algo como degenerar o corpo ou fazer diminuir o poder de luta rapidamente em troca de um grande aumento de poder assim repentino e exploxivo.

  26. Leonardo 18 de abril de 2016 às 15:23

    Pois é…. Isso está sendo explorado exatamente agita em dragon ball super.. E ficou do caramba!

  27. jhjfdhdghd jfdjfdgjdjhd 25 de outubro de 2016 às 17:13

    kkkkkkkk seus bosta tudo otário ai não sabiam de nada em 2010 e continuam sem saber heuheuehueheuehueheuheuehu

Ok, pode escrever agora...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: